
jun
14
7 pontos para refletir antes de colocar sua estratégia digital nas redes
A concorrência é acirrada. Todos os dias, empresas precisam se reinventar para garantir os atuais clientes e conquistar novos. A economia, devagar. O mercado, inundado de players e produtos. Alguns, oferecendo serviços similares, mas de qualidade inferior, com custos impossíveis de bater (apenas se você burla regras ou se paga mal a o seu pessoal). A verba para reinvestir nem sempre alcança ações que poderiam alavancar vendas, fazer crescer o negócio.
Mas, anime-se já! Apesar de um ecossistema aparentemente inóspito, há, sim, oportunidades e possibilidades para quem quer e precisa se destacar no mercado.
Antigamente, os custos de ações de marketing e propaganda representavam um montante pesado para as empresas. Com a tecnologia e as estratégias de marketing digital, é cada vez mais possível utilizar as redes para destacar-se no nicho de atuação, atrair negócios e clientes.
Mas, calma! Antes de iniciar ações aleatoriamente, refletir e definir alguns pontos pode ser fundamental para quem pretende começar a jornada em busca de ações que alavanquem os negócios nas redes sociais.
Abaixo, alguns tópicos para você começar a avaliar e ter sucesso na sua estratégia digital. Está preparado? Então, vamos!
1 – Você sabe quem é seu público-alvo?
Quem atende a todos, não atende a ninguém! Pense e defina que tipo de pessoas você quer atingir. Foque seus principais esforços nesse recorte de público. O seu público é composto só por mulheres? Ou homens e mulheres? Qual a faixa estaria, onde moram? O que costumam consumir?
Liste essas informações para conseguir definir como será a sua estratégia focada nesse universo.
2 – Onde o seu público costuma te achar?
Com base no perfil do seu público, pense nos hábitos dele. Onde essas pessoas costumam buscar informações de produtos?
Onde elas pesquisam?
Costumam buscar informações no Google? Assistem tutoriais antes de comprar produtos? Leem resenhas, postagens em blogs e indicações de outros consumidores?
Leem jornais? Leem jornais online? Como consomem informação?
Você só vende em ponto de venda? Terá um e-commerce para oferecer seus serviços?
Que processo de busca o seu cliente costuma fazer antes de chegar até você e seu produto/serviço?
3 – Você está onde seu público está?
Em que redes sociais estão meus consumidores? Será que estão no Facebook? Ou no Instagram? Ou, ainda, Twitter.
O tipo de produto ou serviço que ofereço teria mais apelo visual por meio de redes como Instagram ou Pinterest? Ou o Facebook seria uma plataforma interessante de divulgação?
Cada rede social tem características diferente, e é importante entender como se comunicar em cada uma delas.
Defina em que redes você vai estar para dialogar com o seu público.
4 – Como está o seu site? Você diz nele quem realmente você é?
Seu site é a porta de entrada do seu público e de possíveis clientes para o universo da sua empresa.
Entenda que seu site, muitas vezes, é o primeiro ponto de contato com seus clientes.
Então, deixar claro quem é sua empresa, no que ela acredita, como trabalha, quais são os valores, depoimentos de quem já fez negócios com você, podem ajudar a seu público a conhecer melhor sua empresa.
5 – TENHA um blog no seu site!
É lá que você vai publicar toda a expertise do seu negócio e para onde vai direcionar demais ações em redes sociais, buscando atrair e encantar o seu público.
Aproveite que nesse ambiente é você que controla o discurso, comunique o que você precisa comunicar. Crie conteúdo útil.
Não faça apenas propaganda e/ou autopromoção.
O conteúdo que que você produz tem que mostrar que você entende do assunto, mas, acima de tudo, o objetivo da comunicação precisa ser útil aos seus clientes, resolvendo problemas do seu público.
Foque em criar relacionamento e assim poderá ter um público engajado.
6 – O que você pretende falar para o seu público em seu blog e nas suas redes?
Defina o que pretende falar em cada uma das redes.
Que tipo de assunto faz mais o perfil de cada plataforma?
Faça uma listagem dos conteúdos mais importante e destrinche-os em outros subtemas.
Defina uma linha editorial e documente a estratégia que atuará em cada meio.
7 – Como você vai falar com o seu público nos meios virtuais?
Como é o tom de voz da sua empresa?
Mais formal?
Mais jovial?
As mídias oferecem uma proximidade e informalidade que o mundo físico não oferece. Você pode explorar essa característica, achando um meio termo entre a personalidade da sua empresa e de seus produtos e as possibilidades de diálogo do ambiente virtual.
Utilize o storytelling. Estudos mostram que pessoas preferem aprender e entender (e se lembram mais de) um assunto, quando ele é apresentado imerso em histórias que possibilitem ao receptor da mensagem criar relações e traçar paralelos.
Dica de ouro!
Seja quem você diz que é!
Além de dizer quem você é, você tem que realmente ser quem você é. Pode parecer banal, mas a consistência entre o discurso e as atitudes deve estar alinhada em todos os seus conteúdos. Seus valores devem estar refletidos na sua comunicação e nas suas entregas. Isso dá a você credibilidade junto ao seu público.
Então, seja no seu blog ou em cada uma das redes sociais, mesmo atento às características de cada uma delas, é extremamente necessário que a comunicação, seja no teor ou na forma, esteja alinhada à personalidade da sua empresa. Isso vai ajudar você e seu público a criarem uma relação de confiança.
Na próxima postagem, vamos listar algumas ferramentas que podem ajudar você documentar a sua estratégia e ter sucesso na atuação e dar início à sua estratégia digital. Volte para ler!
Imagens: rawpixel.com