
abr
22
Risqué lança esmaltes em parceria com a Coca-Cola
Recentemente, uma ação de marketing/branding nos chamou a atenção e achamos que seria uma ótima oportunidade para falar sobre co-branding – estratégia importante e potente para empresas e marcas. A linha Risqué de esmaltes, atrelada à Coty Cosméticos, lançou uma série de esmaltes em parceria com a Coca-Cola. Isso mesmo, você não leu errado: esmaltes e Coca-Cola.
As cores da coleção fazem referência não só ao refrigerante mais famoso do mundo, como levam nomes engraçadinhos do ideário de branding da marca: Vermelho Coca-Cola, A última Coca-Cola do Deserto, Eu sou essa Coca-Cola Toda, Fórmula Secreta, Abra a felicidade e Vermelho Coca-Cola.
Veterana em associações de co-branding, a Risqué já tivera experiências anteriores no segmento. As mais recentes foram a linha Minnie Mouse e o esmalte Vermelho Maravilha, que aproveitou, em 2017, o filme inspirado na Amazona Diana, personagem da Marvel, para realizar uma campanha com a proposta de empoderamento feminino.
Já a Coca-Cola, então, é bem experiente em associar sua marca a nichos que nada têm a ver com o de alimentos. Pausa para uma observação: o que faz todo sentindo, já que a Coca-Cola não vende uma bebida, vende experiências, estilo de vida e “felicidade engarrafada”. A Coca-Cola Shoes e a Coca-Cola Jeans são amostras recentes da busca por outros segmentos atrás de público e ainda mais reconhecimento (é possível?).
Estratégias de co-branding: visibilidade e associação de valores
Vamos a uma explicação mais teórica sobre o co-branding, ação mais velha do que as nossas avós, mas cada vez mais poderosa?
Diversos podem ser os interesses de duas marcas em desenvolver, juntas, produtos e serviços, aproveitando fama e o público uma da outra. Basicamente, eles se resumem em ganhar visibilidade, reforçar a marca e, claro, fazer dinheiro. A estratégia é válida, ainda, para quem quer ganhar espaço em um nicho não explorado ou se associar a valores que a marca parceira possui.
A forma mais comum de co-branding acontece quando empresas se unem para lançar produtos ou serviços que incorporem características e valores das marcas envolvidas. Licenciar marcas também é uma prática que pode ser incluída no rol do co-branding.
Há outras maneiras de fazer co-branding menos evidentes, como o patrocínio. A associação com influenciadores para divulgação de produtos também é, de certa forma, uma união de co-branding, além de, claro, uma estratégia de content marketing. Tudo é interligado : )
Apesar de parceria, pouco se falou sobre os esmaltes Risqué+Coca-Cola
A união de forças Risqué+Coca-Cola foi pouco comentada. Os produtos estão disponíveis em pontos de venda e em sites de e-commerce (incluindo o da própria Coty), mas nas redes sociais, o silêncio é total… Por que a relativa discrição?
Permanecendo no mistério até que os fatos se desenrolem e a gente veja (ou não) o que as marcas pretendem com a parceria. A gente volta para comentar, se descobrir!
Até a próxima postagem.