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Dicas: mais engajamento na sua Página do Facebook
Em nossas mentorias, para empreendedores ou empresas, é comum recebermos o questionado sobre a real necessidade/importância/efetividade do Facebook para estratégias de content e marketing digital de um negócio. E, ainda, de como manter o engajamento do público com a Página.
Ter uma Página do Facebook é uma estratégia que precisa responder diretamente aos objetivos desenhados para o negócio. São eles que demandarão quais mídias devem ser utilizadas. Há empresas, profissionais e influenciadores que optam por ter, por exemplo, apenas um Instagram. Alguns até figuram no Facebook, mas não investem no canal de maneira expressiva. Tudo planejado. E tudo bem : )
No entanto, para a grande maioria dos negócios, estar no Facebook é, sim, importante. Primeiro porque é mais um canal para disseminar seu conteúdo (sim, eu sei que é mais um canal a se pensar conteúdo). Segundo, porque pode ser que parcela do seu público ainda esteja lá e prefira ler conteúdo por meio da sua Página. Depois, ainda, o Facebook possibilita tipos de conteúdo que outras plataformas, não. É possível escrever um pouco mais… colocar links de maneira mais livre, etc. É, ainda, mais um canal de compartilhamento da sua mensagem e apto para atração de público.
E o engajamento: #comofaz?
Manter o engajamento no Facebook, ainda que com constantes campanhas de Ads, demanda um grande esforço. Afinal, além da competição com outras Páginas no feed dos perfis, há os próprios perfis, que disseminam informações. E são os perfis (familiares, amigos… E grupos também) a quem o Facebook prioriza na hora de distribuir postagens, reduzindo o alcance das publicações de marcas, já que é o público o responsável pela audiência da casa. Ou seja, sem Perfil, sem as pessoas, nada de Páginas. E nada de anúncios. Faz sentido priorizar o público, não é mesmo?
Além dos Ads, estratégias orgânicas são fundamentais para você conseguir levantar o engajamento da sua Página e trazer o seu público para bem pertinho de você. Veja algumas dicas:
– Faça conteúdo exclusivo para a Página. Aposte em conteúdo de qualidade.
– Faça postagens em todos os formatos. Use a opção Fotos, Vídeos… Stories. Faça Ao Vivo. Adicione Marcos e sentimentos
– Crie promoções.
– Procure não postar muito conteúdo institucional. Fale, sim, de você, sua marca e serviços, mas priorize informações úteis, que prestem um serviço ao seu cliente, além do âmbito comercial. Fale sobre soluções, dê dicas sobre o seu nicho, mas não caia na armadilha de ser ególatra. De cada dez postagens, use uma ou duas para falar de você. Nas demais, produza conteúdo de qualidade.
– Faça perguntas ao seu público. Sempre. A cada postagem, chame o seu público para comentar sobre o assunto abordado.
– Humanize a sua marca: apresente a equipe. Fale de você e conte eventos pitorescos da sua carreira e que contribuíram para que a marca seja quem hoje é.
– Mostre os bastidores da marca, empresa.
– Aproveite o buzz content (notícias, trending toppics, tendências, etc). Tire proveito do conteúdo que está na crista da onda, se ele tiver a ver com a sua marca, para despertar o interesse do público e criar diálogos.
– Não se esqueça de utilizar datas comemorativas que possam engajar o seu público.
Essas e outras dicas fazem parte dos nossos programas de mentorias para empreendedores e profissionais liberais. Saiba mais!
Até a próxima postagem!