
nov
07
Naming: como escolher o nome da sua marca
Quando você abriu o seu negócio, precisou pensar em um nome para a sua marca, certamente, se viu em meio a um labirinto. COMO expressar TODA a essência da sua marca em uma palavra ou duas, no máximo? E que se combinem entre si. Que soem bem. E que ainda não existam.
A boa notícia é que, o naming, uma ferramenta do branding, é a ciência que se destina a encontrar aquele nome PERFEITO, sob medida para vocação do negócio ou produto no mundo.
Ciência? Sério? Sim, ciência!
Para ter um nome que expresse a alma de uma marca, o naming se debruça em pesquisas, estudos e segue uma metodologia sobre a qual especialistas de branding e comportamento do consumidor vêm ao longo de anos aprimorando.
Você pode dar um nomezinho qualquer para o seu negócio, marca ou produto? Pode. Mas você também pode dar aquele nome INESQUECÍVEL, que vai conquistar o coração dos consumidores ou clientes.
Para isso, algumas condições são sine qua non na definição de um título que reflita a aura de uma marca. A Landor, uma das maiores empresas de branding do mundo, seccionou em oito os tópicos cruciais que devem fazer parte da reflexão na arte de dar nome às coisas.
Nós, aqui da DLab, traduzimos o conteúdo em uma livre interpretação com alguns exemplos só para você. Veja!
Ser memorável
O nome precisa ser “lembrável”, claro. Mas uma ajudinha pode ser muito útil. Optar por palavras ou expressões cotidianas é uma solução interessante. Veja alguns exemplos: Oi, Vivo, Claro.
Um significado a mais vai bem
Além do significado direto, outras acepções conectadas ao nome da marca podem criar mais possibilidades. Os Beatles, por exemplo, além de terem a denotação direta de “besouros”, têm um sentido adicional na palavra “beat”, que significa ritmo.
Sonoridade importa
O nome, ao ser dito em voz alta, precisa ser sonoro e harmônico. Pense, o que é mais agradável em uma apresentadora infantil dos anos de 1980? Xuxa ou Angélica? Vale pensar em trocadilhos perigosos e fugir deles, hein!
Não se apegue
É ao seu público para quem o nome precisa fazer sentido. Não para você. Não espere se apaixonar pelo nome. É seu público quem precisa se apaixonar. O resto é apego seu.
Não tenha medo
Você deve estar aberto ao surpreendente e ao irreverente. Conexões insólitas ou associações inovadoras podem nos levar a excelentes nomes.
Imagine a construção do nome MATE LEÃO. Há um quê de maldade, até perverso, se você pensar no “mate” como construção verbal. Mas tendo como contexto a “erva mate”, incorporamos as características do leão – realeza, selvageria e força – para o produto e, consequentemente, transformamos consumidor em um totem por extensão desses atributos… Roarrrrrrr!
Muitas opções NUNCA serão suficientes
De início, o processo de naming pode gerar muitas opções. Elas se amontoam, para serem posteriormente qualificadas, categorizadas e validadas (inclusive, juridicamente). Ao final, de uma lista de três, ou no máximo cinco, sai o nome vencedor.
Quanto maior a chuva de ideias, há mais chance de você encontrar AQUELE nome!
Pense grande quando pensar no futuro
As empresas são organismos vivos. E a sua marca deve estar pronta para crescer. Você deve imaginá-la assim, com potencial para ser gigante.
Você também pode vir a ter diferentes produtos, submarcas, filiais (mais dependentes) ou empresas irmãs (mais independentes)… É preciso prever esse processo, ainda que de forma elementar. Pensar desse modo é pensar na arquitetura da marca, fundamental para a jornada que ela ou empresa percorrerão.
Não quero ser mais um na multidão ou seja o Wally <3
O naming é “apenas” (?) uma das partes do branding. Um nome deve levar em si as características e atributos que queremos que o nosso cliente perceba. Quando a mágica acontece, é impossível não sentir o regozijo do encaixe das peças.
Um exemplo simples, mas funcional: o que vem na nossa cabeça quando pensamos em PETROBRAS? Petróleo e Brasil, e podemos apostar que qualquer pessoa que domine os conceitos dessas palavras é capaz de, pronto, enxergar ao ouvir (!) o nome e fazer a conexão. Resultando em Petrobras num significado único e próprio da marca.
Está em dúvida de como criar um nome para sua empresa, negócio ou produto?
Converse com a gente, que ajudamos na sua busca do nome ideal pra você. Nós somos a Digital Lab. Quer saber por quê? Num próximo post de naming a gente te conta.