
set
11
O branding é para todos!
Ações de branding podem ser realizadas por marcas e empresas de qualquer tamanho e de qualquer nicho, mesmo quando o que se tem pra investir é pouco.
Uma tímida ação pode ter um efeito enorme no seu negócio. Claro que os resultados tendem a ser proporcionais ao investimento. Mas isso não é motivo para não realizar ações direcionadas para sua marca. Afinal, o feito é melhor do que o perfeito em que nada foi feito.
O branding é para todos: empreendedores, autônomos, microempresas, digital influencers (e muito!), instituições e órgãos públicos ou sem fins lucrativos! Vem com a gente nas próximas linhas para saber o que você pode fazer já pelo seu negócio.
– Alguns órgãos oferecem programas de consultoria e fomento ao empreendedorismo. Busque essas instituições para checar se há algum tipo de projeto para auxiliar seu planejamento de negócios. O Sebrae é um exemplo de organização que apoia o empreendedorismo e oferece diferentes programas. Há, ainda, programas de investimento anjo. Uma busca na internet pode mostrar os programas oferecidos pela sua cidade.
– Se possível, contrate um especialista para desenvolver sua logo e sua identidade visual. Buscar profissionais inadequados ou sem experiência pode parecer barato em um primeiro momento, mas, depois, vai exigir que você gaste novamente com esse trabalho diante de um mau resultado.
– Invista em um site objetivo e de design atual, que corresponda com o nicho da sua empresa. Você não precisa ter um orçamento altíssimo para desenvolver um bom site. Pesquise entre as suas opções, busque indicações. Lembre-se que o site é um dos canais principais a ser percorrido pelo cliente até você.
– Esteja nas redes sociais e cuide para que a sua presença digital seja de acordo com o seu nicho e em dia com os principais valores da sua empresa. Tenha sempre esses canais em mente, se possível, invista em profissionais que possam te auxiliar nesse caminho.
– Busque ser presente em todos os canais de contato com o cliente. Responda às mensagens nas redes em que está presente. Seja consistente e coerente. Só dessa forma será possível ter uma reputação positiva no mercado.
– Cuide do seu pós-venda, ele é importante para balizar e adaptar falhas e se tornar uma empresa com grande valor no mercado.
– A gestão do branding é um trabalho continuo. Tenha em mente que você precisará o tempo todo avaliar, adaptar ou reforçar estratégias.
– Dica de livro para aprender e se inspirar: “Construindo marcas fortes”, David A. AAker.
Se você ainda tem dúvidas sobre o branding, dá um pulo nesta postagem. Lá, falamos sobre alguns mitos desta técnica para gestão de marcas!
Imagens: rawpixel.com